AML Consulting - Identificados 44 mil pessoas e empresas envolvidas em infrações socioambientais no país

Identificados 44 mil pessoas e empresas envolvidas em infrações socioambientais no país


Apuração de dados é feita através da plataforma Risk Money, que traz informações abonadoras e desabonadoras associadas à Lei de Responsabilidade Socioambiental

Em um momento instável vivenciado pelo Brasil, as empresas precisam ir além do cumprimento de suas obrigações básicas e conhecer verdadeiramente quem está na outra ponta da sua cadeia produtiva. A AML Consulting, maior bureau reputacional e líder nacional no mercado de soluções e serviços de prevenção à lavagem de dinheiro, reúne informações de pessoas físicas e jurídicas relacionadas ao descumprimento da legislação socioambiental. Os dados são capturados, analisados e compilados no Risk Money, plataforma que atualmente conta com cerca de 44 mil perfis identificados em crimes ou infrações socioambientais. Desse total, 85% se referem a informações desabonadoras.


“É possível saber se a lei foi infringida com o histórico socioambiental que disponibilizamos e esses dados permitem a avaliação dos impactos reputacionais, financeiros e legais. As empresas precisam fazer a gestão dos seus riscos, principalmente ao contratar fornecedores, pois elas se tornam corresponsáveis pelo que eles fazem a partir da assinatura do contrato”, aponta Alexandre Botelho, sócio-fundador da AML Consulting. “Há casos em que as relações comerciais foram rompidas por conta de desabonos envolvendo fornecedores, chegando também a ser fator decisivo na concessão de créditos e em processos de concorrência”, completa.


A AML Consulting monitora todos os casos apresentando perfis completos das empresas e de seus sócios, o descritivo das ocorrências, as respectivas datas e outras informações relacionadas aos fatos. O monitoramento é feito de acordo com os parâmetros estabelecidos na Lei de Responsabilidade Socioambiental. Extrativismo irregular, poluição, exploração sexual, trabalho escravo e infantil são alguns dos crimes monitorados. “Esses crimes e seus infratores são inseridos em nossa base de dados, porque partimos do princípio de que alguém está se beneficiando financeiramente através da exploração de atividades que agridem o meio ambiente, a legislação trabalhista e até mesmo a dignidade humana”, explica.


O Risk Money fornece perfis completos para garantir as melhores práticas de governança corporativa. Assim, as empresas podem avaliar a idoneidade daqueles com quem estão mantendo suas relações de negócios, dentro das ações que envolvem os programas estabelecidos pelo GAFI – Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro, como Conheça seu Cliente – Know Your Customer (KYC), Conheça seu Funcionário – Know Your Employee (KYE), Conheça seu Fornecedor – Know Your Supplier (KYS) e Conheça seu Parceiro – Know Your Partner (KYP).



Revista Cobertura
http://www.revistacobertura.com.br/2017/07/25/identificados-44-mil-pessoas-e-empresas-envolvidas-em-infracoes-socioambientais-no-pais/